Filmes premiados em edital do Estado do Rio terão exibição gratuita em todo país

0
12

Mais de 70 filmes fluminenses serão exibidos, gratuitamente, em cerca de 60 canais públicos de televisão em todo o país a partir de dezembro. As películas, divididas entre curta, longa-metragem e documentário, foram contempladas no Edital de Apoio ao Licenciamento de Obras Audiovisuais, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Lei Paulo Gustavo, e serão transmitidas por meio de uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O edital de licenciamento da Sececrj selecionou 71 propostas, incluindo produções como “Os Penetras 2”, “Minha Fama de Mau” e “Proibido Proibir”, com premiação total de R$ 2,1 milhões. Todas as obras foram executadas majoritariamente em território fluminense, a partir da contratação de profissionais, fornecedores e serviços estabelecidos no Estado do Rio de Janeiro.

“Esta é mais uma etapa na democratização do acesso à cultura, para que os produtores culturais tivessem mais oportunidades de criar e prosperar. E essa parceria com a EBC garante exatamente isso. Vamos proporcionar que os projetos selecionados dentro do nosso edital específico para licenciamento ganhem espaço em todo território nacional e cheguem às telas de milhares de pessoas”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.  

Os filmes serão exibidos na TV Brasil e nas emissoras que fazem parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), sob a liderança da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e participação do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Atualmente, dez estados aderiram ao programa institucional que envolve recursos da Lei Paulo Gustavo, com foco no licenciamento de obras audiovisuais brasileiras. A previsão é que mais de 600 obras audiovisuais sejam reproduzidas em todo o Brasil.

“A articulação com as Secretarias de Cultura dos Estados em torno da Lei Paulo Gustavo e da EBC traz a regionalidade brasileira com conteúdos de todas as regiões do país para a tela da TV Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, que chega com vários longas e uma série de curtas. Então, a parceria com a Secretária Danielle Barros foi muito bem-vinda. Ela foi uma grande aliada nessa articulação e, dia 1 de dezembro, a gente começa a veicular toda essa produção audiovisual produzida no Estado do Rio de Janeiro”, revela a Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino.

 

Como funciona o processo

Os produtores e distribuidores brasileiros inscrevem suas obras audiovisuais (longas, médias, curtas e séries) nos editais regionais, os quais seguem as diretrizes de fomento de cada Estado participante. As obras selecionadas em cada edital regional são direcionadas para a EBC, que as distribui para toda a rede de emissoras públicas e promove sua exibição na TV Brasil. Enquanto emissora cabeça de rede, a exibição das séries e filmes na TV Brasil chega a todo o território nacional.