Atletas do Rio de Janeiro encerram primeira etapa dos Jogos da Juventude em 4º lugar no ranking geral

0
14
2024.11.16 - Jogos da Juventude CAIXA 2024 - Joao Pessoa, Paraíba, Brasil - Tiro com Arco - Finais. Atletas do Rio de Janeiro. Foto: Grazie Batista / COB @grazie.batista

Os atletas do Rio de Janeiro voltaram a subir ao pódio neste sábado (16), quarto dia de competições nos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em João Pessoa, na Paraíba. O maior destaque foi para o tiro ao arco, com quatro das sete medalhas conquistadas no dia. A equipe fluminense encerra a participação das 7 modalidades que compõem o primeiro bloco de competições (badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, tênis de mesa, taekwondo e tiro com arco) com o saldo de 23 medalhas que coloca o estado no 4º lugar do ranking geral da disputa.  

No tiro ao arco, o ouro veio com a dupla Iasmin Gomes e Carlos Lazaro, atletas de Maricá, conterrâneos do olímpico Marcus D’Almeida, maior nome da modalidade no Brasil. Individualmente, os dois atletas ainda garantiram uma medalha de prata cada. “Essa medalha foi muito importante para mim e para a minha equipe, estamos muito felizes com essa conquista que chegou para consagrar o nosso trabalho”, ressaltou Carlos Lazaro.  

Após uma vitória de 5×0 na semifinal, a participação do Rio de Janeiro no judô foi concluída com a suada medalha de prata na categoria por equipes, com João Brandão, Laryssa Fonseca, Ruan Vasconcelos, Maria Hottis, Gelson Ricken, Mel Araújo, Victor Silva e Camilla Teixeira. Individualmente, os atletas somaram dois ouros, cinco pratas e três bronzes. 

André Amorelli, um dos técnicos representantes do judô fluminense, avaliou de forma positiva a participação da equipe na competição.

— O Rio conseguiu um resultado sensacional. A gente fica muito feliz vendo jovens com tanto potencial representando o nosso estado de uma forma tão honrosa. A gente agradece, ainda, à Secretaria de Esportes do Rio que fez de tudo para que a única preocupação dos atletas fosse participar da competição e entrar no tatame para mostrar o potencial deles. Esse cuidado refletiu nos resultados que a gente conseguiu trazer — declarou Amorelli.  

No badminton, a delegação liderada por Sebastião Dias, conquistou prata na categoria de dupla masculina, com Guilherme Souza e Carlos Pacheco, e dois bronzes nas disputas de dupla feminina com Sarah Sousa e Fernanda Sousa, além da categoria de duplas mistas com Guilherme Souza e Fernanda Sousa.  

Pioneiro do ensino do Badminton e responsável pela formação atletas da seleção brasileira, Sebastião Dias, projeta um fortalecimento da base nos próximos anos com o incentivo que sua associação recebe do Governo do Rio. Grandes nomes da modalidade foram forjados sob os seus cuidados, como é o caso do atleta Ygor Coelho, único representante de toda a América do Sul nas olimpíadas do Rio, Tokyo e Paris. 

— Tivemos uma mudança substancial. Os nossos atletas que eram os melhores subiram de categoria e a gente está preparando um novo time que, certamente, vai vir mais forte para os Jogos da Juventude no próximo ano. Nesse ano, os resultados que tivemos já eram esperados. Mas não tenho dúvida que, com o apoio que a gente recebe da Secretaria de Esporte, nós vamos nos fortalecer ainda mais para buscar os melhores resultados — afirmou Sebastião, idealizador do projeto apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio, a Associação Miratus de Badminton, localizada na Comunidade da Chacrinha, Zona Oeste da capital.

Os 176 atletas que formam a delegação do Rio de Janeiro nos Jogos da Juventude foram selecionados por meio dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), programa de política pública da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro voltado ao desporto escolar, que também foi responsável pela confecção dos uniformes e kits completos, além de custear as passagens aéreas.

— Esse resultado é um indicativo de sucesso do trabalho que vem sido feito de forma coletiva por todos os atletas, técnicos e professores. O Governo do Rio tem muito orgulho em apoiar o desporto escolar e contribuir para o fortalecimento de base desses jovens que além de grandes esportistas, com certeza também voltam pra casa como cidadãos melhores — celebrou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Neste domingo, 55 atletas do próximo bloco de modalidades (natação, águas abertas, ginástica artística, triathlon, wrestling, vôlei de praia e basquete) embarcam para João Pessoa rumo ao início da segunda fase, que começa oficialmente com a retomada das competições nesta  segunda-feira (18/11).

 

Crédito

Foto tiro com arco: Divulgação/COB

Foto medalhistas do Judô: Divulgação/ovRJ