Governo do Rio de Janeiro leva 176 atletas para os Jogos da Juventude e é o estado com a maior delegação da competição em João Pessoa, na Paraíba

0
10

Começa nesta quarta-feira (13/11), mais uma edição dos Jogos da Juventude, que este ano será realizada em João Pessoa, Paraíba. O Rio de Janeiro embarca para o torneio com uma delegação de 176 atletas, que vão competir em todas as 18 modalidades, com a expectativa de superar os resultados da edição anterior.

Composta por 6 dirigentes e 30 técnicos, além dos 176 atletas, de 14 a 17 anos, a delegação fluminense leva representantes de todas as 18 modalidades (águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling).

Todos os representantes foram definidos durante as seletivas realizadas através do JERJ, os Jogos Escolares do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o Rio de Janeiro elabora uma competição exclusivamente voltada ao desporto escolar e unifica as seletivas estaduais para as competições de nível nacional, dialogando com as escolas e federações.

— Os Jogos da Juventude são uma oportunidade de ouro para os jovens se projetarem profissionalmente no esporte e, ao mesmo tempo, viverem uma experiência de troca cultural entre os estados do Brasil. O Governo do Rio tem muito orgulho de fazer parte de uma etapa tão importante na trajetória desses atletas. Garantimos as passagens aéreas, uma equipe multidisciplinar de profissionais para acompanhá-los e o kit-uniforme para o melhor conforto de todos – afirma o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a competição reúne jovens atletas de todos os estados do país em 18 modalidades (Águas abertas, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Esgrima, Ginástica artística, Ginástica rítmica, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de mesa, Tiro com arco, Triathlon, Voleibol, Vôlei de praia, Wrestling), apontando novas promessas do cenário nacional já pensando no próximo ciclo olímpico de Los Angeles 2028.

Ano passado, o Rio de Janeiro ficou em 2º lugar no ranking nacional com 24 medalhas de ouro, 21 de prata e 20 de bronze. Destaque para a atleta Hakelly de Souza, uma das promessas do atletismo, que conquistou medalhas de ouro nos 100m e 200m feminino, sendo consagrada a campeã mais jovem da modalidade. Karine Pereira Brito da Silva é outro nome forte do atletismo nesses jogos. Ela ficou em primeiro lugar no JERJ este ano nos 3 mil metros feminino. Em João Pessoa ela também competirá nos 800 metros e nos 2 mil  metros com obstáculos.

– Eu estou um pouco nervosa para competir, mas sei que estou preparada para dar o meu melhor, treinei muito para chegar lá e buscar o melhor resultado, quero viver essa experiência. Meu maior sonho é um dia competir nas Olimpíadas e conquistar a medalha de ouro – comentou Karine, de 15 anos, animada para sua estreia na competição.

Com uma preparação focada e espírito esportivo elevado, a delegação do Rio de Janeiro está pronta para deixar sua marca em João Pessoa e representar o estado com garra e determinação. De olho nas Olimpíadas de Los Angeles 2028, atletas levam na bagagem uma motivação extra para competir.

Os Jogos da Juventude acontecem de 13 a 28 de novembro e contarão com a presença de milhares de espectadores, que poderão acompanhar as performances dos jovens atletas através das transmissões ao vivo no canal oficial do Time Brasil no YouTube. A expectativa é que a competição não apenas revele novos talentos, mas também inspire uma nova geração de esportistas no Rio de Janeiro e no Brasil.


Crédito das imagens: Divulgação