Espetáculo “A(s) – isso não é um solo”, de Renata Costa. é destaque no Espaço Tápias

0
16

Renata Costa teve seu trabalho contemplado no projeto “Cessão de Espaço”, de 2024, do Centro Cultural Espaço Tápias. O espetáculo “A(s) – isso não é um solo” chega à Barra da Tijuca com o espetáculo que será apresentado nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, às 20h, na Sala Maria Thereza Tápias.

Segundo Renata, “A(s) – isso não é um solo” é um exercício de vislumbrar a construção da feminilidade a partir das palavras, do pensamento e do corpo das próprias mulheres e não pela visão dos homens, como está posto em nossa sociedade e comprovado historicamente, como aponta autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense Bell Hooks. Instigada pela escritora, Renata Costa, neste novo trabalho, se coloca em contato intenso com mulheres que conseguiram ao longo da história algum espaço de visibilidade, assim como, com aquelas que foram escondidas pelo patriarcado, invocando-as em sua dança.

A artista é uma das autoras do livro digital “Movimentos de Afeto – por um protocolo dançado de volta às aulas” e atua, desde 2016, na formação de professores no Brasil, Estados Unidos, China, Portugal e Suíça. Ela assina a direção geral, a criação e atuação do espetáculo.

 

Ficha técnica:

Direção geral, criação e atuação – Renata Costa

Dramaturgia – Renata Costa e Marcellus Ferreira

Iluminação – Karla Gabriela

Fotografia – Paulo Borgia

Produção – Renata Costa

Assistente de produção – Marta Bastos

Duração: 40 minutos

Classificação : 14 anos

 

Sobre a artista:

Renata Costa – Pós-graduada em preparação Corporal nas Artes Cênicas (FAV), graduada em Licenciatura em Dança (Centro Universitário da Cidade do RJ). Leciona há 27 anos, atuando no ensino formal e informal. Desenvolve uma abordagem de ensino, Movimento Criativo, atuando desde 2016 na formação de professores no Brasil, Estados Unidos, China, Portugal e Suíça. Participou como professora de seminários e encontros de dança na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Dançou com o DAMA Cia de Dança, Cia da Cidade de São José dos Campos, e com os artistas Ana Andrea, Andréa Maciel, Marcellus Ferreira, Ana Vitória, Marcelo Aquino e Flávia Tápias. Participou do XIII Panorama de Dança Contemporânea, com o solo autoral “A(s)”. É uma das autoras do livro digital “Movimentos de Afeto – por um protocolo dançado de volta às aulas”. É diretora e criadora-intérprete dos espetáculos “A(s)” e “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”. Em 2024, ministrou a Residência Corpo-Palavra no Festidança (SJCampos/SP) e participou da mostra “Mulheres em Cena – Circuito Gira!”, da Cia Fragmento da Dança, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

 

Este trabalho foi contemplado no projeto “Cessão de Espaço” de 2024, do Espaço Tápias

 

Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias


O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré”conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

O Espaço Tápias conta com o patrocínio da Brasilcap e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

 

Serviço

[Dança] Espetáculo “A(s) – isso não é um solo”

Datas e horários – 9 e 10 de novembro (sábado e domingo), às 20h

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) – Rua Armando Lombardi, 175 – Barra da Tijuca

Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada) – na bilheteria ou através do Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Classificação etária: Livre

Duração: 40 minutos