O Centro Universitário de Valença – UNIFAA celebra a evolução da instituição no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID), iniciativa do Ministério da Educação. No resultado divulgado em outubro, o UNIFAA ocupa a 59ª posição entre 293 instituições de ensino superior, o seu melhor desempenho no ranking nacional do programa: em 2020, ficou em 117º; em 2022, na 201ª posição. Desde que começou a participar, a instituição nunca deixou de ser contemplada. O resultado obtido em 2024 assegura que 48 licenciandos em Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia, nas modalidades EaD e presencial, recebam bolsas para o desenvolvimento do projeto institucional.
Duas Coordenadoras de Área e uma Coordenadora Institucional também serão contempladas, bem como seis professores supervisores (das redes públicas). As bolsas são da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), totalizando mais de R$ 1,1 milhão.
“A conquista do PIBID 2024 é muito mais do que um reconhecimento da excelência acadêmica do UNIFAA; é uma afirmação concreta de que estamos no caminho certo para cumprir nossa missão de transformar vidas por meio da educação. Este resultado reflete o trabalho árduo e a dedicação de toda a nossa equipe, e reafirma nosso compromisso com a formação de professores preparados para enfrentar os desafios da educação básica no Brasil”, afirma o Reitor do UNIFAA, Marcio Martins da Costa.
Núcleos de Iniciação à Docência
A coordenadora dos cursos de Licenciatura do UNIFAA, professora doutora Mônica Teixeira, que também é uma das coordenadoras da PIBID na instituição, explica que, do ponto de vista pedagógico, o programa enriquece a formação de professores, pois oferece uma reflexão prática da realidade escolar, integrando teoria e prática desde o início da trajetória acadêmica. O desenvolvimento do programa, com vigência de dois anos, contará com dois núcleos, que receberão o mesmo número de bolsistas: 24. Nos últimos dois meses deste ano, as equipes envolvidas vão conhecer as escolas internamente (documentação, infraestrutura e pessoas). A partir de 2025, os bolsistas irão para as salas de aula.
O PIBID/UNIFAA tem como Coordenadora Institucional a professora mestre Denise Barra Medeiros. O Núcleo de Alfabetização ficará sob coordenação de Mônica Teixeira. Nele, graduandos de Pedagogia vão atuar em escolas de Valença (CIEP Luciano Gomes Ribeiro, Escola Municipal Deputado Luiz Pinto [Institutinho] e Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida) visando fomentar a alfabetização na idade certa,
No Núcleo Interdisciplinar, coordenado pela professora mestre Lucimeri Mauricio Ribeiro, estudantes de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia vão atuar em Barra do Piraí (Escola Municipal Adma David Chedid), Paty do Alferes (Escola Municipal José Eulálio de Andrade) e Valença (Escola Municipal Regina Coeli Amorim) no ensino fundamental do segundo segmento – do 6º ao 9º ano – e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Ao atingirmos este marco importante, reforçamos nosso propósito institucional de transformar a vida de nossos alunos e, consequentemente, da comunidade em que estamos inseridos. Continuaremos a investir na qualidade da educação, sempre com o objetivo de criar impacto social positivo e preparar nossos estudantes para os desafios globais. Seguiremos firmes na nossa trajetória, promovendo a educação como um agente de transformação e garantindo que o UNIFAA continue a ser uma referência nacional na formação de professores”, finaliza o Reitor, deixando um “agradecimento especial ao professor Adailson Duarte pela elaboração do nosso projeto institucional. “