Comitiva com 45 profissionais da educação pública viajam ao Ceará visando melhorar índices de cinco cidades da região

0
173

O Projeto Idealize segue firme no propósito de melhorar os índices da educação básica de cidades da região. Nos dias 26 e 27 de setembro, 45 profissionais da Educação dos municípios de Barra do Piraí (RJ), Rio das Flores (RJ), Paty do Alferes (RJ), Santa Rita de Jacutinga (MG) e Valença (RJ) participaram de uma visita técnica enriquecedora à cidade de Sobral (CE), reconhecida nacional e internacionalmente por seus avanços no campo da educação básica pública. São alunos da pós-graduação em Planejamento Estratégico do Centro Universitário de Valença – UniFAA, que tiveram 100% dos custos de viagem subsidiados pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA).

Em Sobral, os pós-graduandos fizeram uma imersão nos processos de Gestão Administrativa e Pedagógica do município cearense. “Eles tiveram a chance de aprender diretamente com as práticas que fizeram de Sobral um ícone de excelência educacional. Nossa expectativa é que eles tragam esse conhecimento para influenciar positivamente a educação pública da nossa região. Acreditamos que a educação pública de qualidade não é apenas um ideal, mas uma obrigação. Essa experiência em Sobral é um grande passo para fortalecer nosso compromisso com a transformação da educação básica e o desenvolvimento dos futuros cidadãos. Agradecemos o apoio de todos que têm contribuído para essa iniciativa e estamos confiantes de que os frutos desse aprendizado irão impactar positivamente milhares de alunos”, afirma o Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto.

A coordenadora dos cursos de Licenciatura do UniFAA, Mônica Teixeira, relatou que foram dois intensos dias de visitação às escolas e conversas com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação. “Fomos testemunhas de que não existem ‘milagres’ no sucesso educacional de Sobral, mas, sim, uma combinação eficiente de planejamento, monitoramento contínuo e um trabalho colaborativo de excelência. O compromisso com a aprendizagem de todas as crianças e adolescentes, aliado à dedicação de uma equipe engajada, foi o que mais chamou nossa atenção. A organização, o uso de estratégias pedagógicas e administrativas bem estruturadas e o envolvimento dos profissionais demonstram que é possível alcançar resultados especiais com o foco certo”, afirma.

Já de volta à Valença, Mônica agradeceu aos dirigentes da FAA por acreditarem no poder que essa visita poderia ter e ao Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, e à equipe “pela generosidade em compartilhar as práticas que transformaram a educação no município. Agradecemos também a todos os profissionais envolvidos nessa jornada de troca de conhecimentos, que seguem firmes no propósito comum de transformar vidas através da educação.”