Dois dias de grande aprendizado com a realização de mais de 90 atividades, além de atrações culturais e esportivas. Contando com rica programação, o Centro Universitário de Valença – UniFAA abre suas portas para a realização do XI Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina (CLAM), que será realizado simultaneamente à 15ª Jornada Científica da Associação de Ex-alunos. Organizado por 40 ligas acadêmicas e pelo Diretório Acadêmico Jayme Graça, a décima primeira edição do CLAM está preparada para receber 1600 estudantes de todos os períodos. Não por acaso, esse é um dos principais eventos do calendário do curso de Medicina e será realizado em dois dias: nesta quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5. Um dos momentos mais aguardados será o lançamento do livro “SUS: uma biografia”, de autoria do Dr. Luiz Antônio Santini, que ocorrerá nesta quarta-feira, 4/09, às 16h.
A programação, diversificada e estimulante, conta com palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, competições esportivas entre as ligas e até um quiz sobre temas relacionados à profissão. Grandes nomes da Medicina confirmaram participação no XI CLAM, como Denise Vantil Marangone, Gláucia Maria Moraes Oliveira, Henrique Balieiro, Guilherme Marcondes Tafure, Carmelo Conti Jr., Guilherme Loja Kropf, Raphael Brandão, Jorge Hage Zbeid, Filomena Aste Silveira, Luiz Antônio Santini e Adhemar Figueiredo Neto, entre outros profissionais de renome que enriquecerão ainda mais a programação.
Além contribuir com a formação dos discentes, é uma oportunidade para criar raízes e eternizar a frase “Alunos por um tempo, ex-alunos para sempre”, conforme explica Rafael Moura, Pró-Reitor de Ciências Médicas do UniFAA: “Este evento não só fortalece o vínculo dos atuais estudantes com a instituição, mas também promove uma troca enriquecedora entre alunos e ex-alunos, mantendo viva a tradição de excelência e camaradagem que caracteriza o curso de Medicina do UniFAA. É uma oportunidade imperdível para quem busca se aprofundar na Medicina, ampliar seus horizontes e começar a trilhar o caminho para uma carreira de sucesso.”
Ainda segundo o Pró-Reitor, o CLAM permite aos discentes uma oportunidade ímpar de aprendizado e crescimento profissional que vai além da Medicina. Isso porque são os universitários que assumem o protagonismo na organização do evento, demonstrando liderança, comprometimento e capacidade de gestão. “Eles são responsáveis por toda a coordenação, desde a seleção dos temas até a logística do congresso, o que enriquece ainda mais sua formação acadêmica e pessoal”, explica Rafael Moura, acrescentando que “o congresso é uma excelente plataforma para a construção de redes de contatos, possibilitando interações diretas com renomados especialistas e uma imersão no universo científico.”