Instituto Phi passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo: o Pacto Global

0
255

O Instituto Phi acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, uma convocação das Nações Unidas (ONU) para que organizações de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a 10 Princípios Universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Ao integrar o Pacto Global, o Phi se compromete a reportar anualmente seu progresso em relação aos princípios, estimulando a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

A coordenadora administrativa do Instituto Phi, Lara Saboya, conta que a organização se tornar signatária do Pacto Global era um desejo que a equipe nutria há bastante tempo.

“Estamos entusiasmados em nos tornar membros dessa rede e assumir mais esse compromisso com o futuro. Aproveitamos para convocar lideranças de todos os setores para também se posicionarem. Com menos de dois mil dias restantes para atingirmos as metas da Agenda 2030 da ONU, a escala de desafio é sem precedentes e requer que todos, incluindo governos, tomadores de decisão, empresas, investidores, sociedade civil e academia trabalhem juntos para acelerar as mudanças”, destaca.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia especialmente a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações da sociedade civil baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.

No Brasil, foi lançado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

As empresas que quiserem fazer parte do Pacto Global podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.

Confira os 10 princípios:

Direitos Humanos

01 – As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
02 – Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.


Trabalho

03 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

04 – A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

05 – A abolição efetiva do trabalho infantil.

06 – Eliminar a discriminação no emprego.

 

Meio Ambiente

07 – As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

08 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

09 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.


Anticorrupção

10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

Sobre o Instituto Phi

O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazerem de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em 10 anos, o Phi já apoiou mais de 1.800 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 215 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 3 milhões de pessoas.