Musical  “Gonzaguinha, o eterno aprendi”, com Rogério Silvestre,  na Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo

0
98

No palco, o ator, músico, autor e diretor Rogério Silvestre, original de Itajubá/MG, faz o papel de Gonzaguinha, interpretando um texto poético que passeia por momentos marcantes da vida do cantor e compositor carioca, como a infância no morro do São Carlos, no Rio de Janeiro, os primeiros passos na carreira artística, os embates com a ditadura militar e a relação conflituosa com o pai, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Gonzagão.

Intercalada à dramaturgia, são interpretadas 16 canções de Gonzaguinha, dentre elas “Explode Coração”, “Recado”, “O que é o que é?”, “Começaria Tudo Outra Vez” e “Moleque”.

Para isso, o espetáculo conta com uma banda formada por dois cantores e cinco músicos, propondo um diálogo enriquecedor entre produção artística e a vida pessoal e profissional do artista. Com produção musical de Pádua Andrade, os temas que integram o espetáculo também evidenciam como o compositor, numa constante busca, foi um dos poucos a falar com tanto domínio poético e olhar crítico sobre o morro, as questões sociais e o amor, para isso recorrendo a diferentes linguagens e ritmos, como o samba, o bolero e o baião.

O evento terá a participação especial de Beto Dourah, cantor e compositor Brasiliense, parceiro de artistas da MPB, como Ivan Lins, Jorge Vercilo, Paulinho Pedra Azul, Telo Borges, entre outros.


Sobre Gonzaguinha 

Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, nascido em 1945, está certamente no time dos maiores artistas brasileiros.

Sua música – de refinada composição, mas sem perder de vista a rica cultura popular que lhe serviu de base – deu voz tanto às angústias de um país, durante os anos de chumbo sob a ditadura militar, quanto às paixões arrebatadoras que fazem o coração explodir.

Seus sambas, de inspiração contagiante, à exemplo de “O Que é, o Que é?”, são um retrato fiel da alma brasileira.

Com a vida e a carreira interrompidas precocemente num acidente de carro em 1991, Gonzaguinha teve sucessos interpretados nas vozes de Elis Regina, Maria Bethânia e Fagner, dentre muitos outros. Nos últimos anos, sua contribuição à música brasileira tem sido revalorizada com o lançamento de filmes e livros que enaltecem sua obra.

O musical “O Eterno Aprendiz” cumpre, desta forma, um papel essencial na difusão da memória do artista para diferentes públicos do país. Um espetáculo para se emocionar.

 


Serviço:

MUSICAL “GONZAGUINHA, O ETERNO APRENDIZ”, COM ROGÉRIO SILVESTRE

Areninha Carioca Gilberto Gil Realengo, Av. Marechal Fontenele nº 500 – Realengo

Sábado, 10 de Agosto, às 19h

Duração: 90 minutos

Ingressos: R$ 30 (meia entrada antecipada para todos) R$ 30 (meia entrada no dia)

Classificação: Livre

 

Sobre Rogério Silvestre

Mineiro de Itajubá, o ator Rogério Silvestre tem mais de 13 anos de carreira como ator e produtor cultural, onde já atuou em 20 peças teatrais, cinco curtas-metragens, dois programas de TV (Linha Direta, na TV Globo) e participação na novela ‘Vidas Opostas’ (Record TV), além de ser professor de teatro e vídeo desde o ano de 2001, e de catalogar mais de 60 produções em seu currículo com ‘Chico Anysio’, ‘Nerso da Capitinga’, ‘Fabiana Karla’, ‘Rodrigo Santana’, ‘Renato Prieto’, ‘Ary Toledo’, ‘Ronaldo Ciambroni’, ‘Solange Couto’, ‘Octávio Mendes’, ‘Paulinho Gogó’, ‘David Pinheiro’, ‘Marcos Wainberg’, ‘Juca Chaves’, entre tantos outros.

À frente da Rogério Silvestre Produções, o artista vem trabalhando e apoiando a cultura na sua cidade natal Itajubá (MG) e região.