No último sábado, 20 de julho, comemoramos o Dia do Amigo, uma data especial que nos lembra a importância dos vínculos de amizade em nossas vidas. A amizade, que também é celebrada internacionalmente no dia 30 de julho, é um alicerce fundamental para o bem-estar emocional e social.
Uma pesquisa recente da Preply revelou que 36,4% das pessoas se sentem mais à vontade para compartilhar seus sentimentos com amigos do que com parceiros amorosos (32,2%) ou familiares (21,2%). Esses dados refletem a confiança e o apoio emocional que as amizades proporcionam.
A psicóloga e psicanalista Aline Vasconcellos, professora do Centro Universitário de Valença – UniFAA, destaca a importância da empatia na construção de amizades sólidas. “Diante da pandemia, percebemos como somos seres sociais e coletivos. Um amigo pode fazer toda a diferença em momentos de esgotamento emocional, ajudando-nos a nos reerguer”, comenta Aline.
Ela ressalta, no entanto, que embora a amizade tenha efeitos terapêuticos, ela não substitui a terapia profissional. “É importante que amigos possam sinalizar quando um de nós precisa de ajuda profissional e manter a porta aberta para vínculos sinceros”, acrescenta.
A amizade é vital tanto em momentos de alegria quanto de dificuldade. Portanto, neste Dia do Amigo, celebremos aqueles que estão sempre ao nosso lado, mantendo essas relações próximas e valiosas.