Quarenta estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, em Maria da Graça, Zona Norte carioca, participaram de uma roda de conversa com executivos do Bob’s, primeira rede de fast food e de franquia do setor no Brasil. A ação foi realizada no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, e faz parte do projeto Trilha Empreendedora – que prepara estudantes de aproximadamente 140 escolas públicas fluminenses a partir de três pilares: empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa, ocorrida na última semana, é fruto da parceria entre o Instituto Bob’s e a ONG JA Rio de Janeiro.
No workshop, os executivos contaram suas trajetórias de vida e profissionais, desde a escola até suas posições atuais, detalhando cargos, ocupações e movimentações na carreira. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar uma loja do Bob’s, proporcionando uma imersão completa na rede de fast food.
Para a aluna Maria Alice Barbosa, 16 anos, a iniciativa foi uma oportunidade de conhecer mais profissões: “Após o evento, conheci um leque de opções maior sobre a trajetória [dos executivos], desde o início na escola, na faculdade e como cresceram e se inseriram no mercado de trabalho, buscando novas áreas e saindo da zona de conforto. E isso tudo é muito bom para a gente refletir e pensar no que queremos para o futuro”.
Manuela Oliveira, 15 anos, conta que ouvir os profissionais a ajudou a entender que alcançar metas não é um caminho contínuo e rápido: “Gostei bastante. Aprendi que, às vezes, para chegarmos aos nossos objetivos, precisamos percorrer um caminho mais longo. E o importante é que você vai chegar àquele sonho, ao objetivo”.
A professora Cíntia Neri Monteiro, que compartilha temas como inovação e mundo do trabalho em sala de aula, e já atuou em diversos projetos da JA Rio de Janeiro, celebra a iniciativa: “Tenho orientado os alunos sobre a importância de estudar, as boas escolhas, a busca pelo primeiro emprego, o conhecimento de novas profissões, como é o ingresso em uma universidade e como será a atuação no mercado de trabalho. Esse evento foi a oportunidade de eles conhecerem profissionais de alto nível e tenho certeza de que os alunos vão voltar à sala de aula e plantar essa sementinha. Eles viram que o que é ensinado, de fato, acontece”.
Parceria de sucesso
O workshop consolida a parceria entre o Instituto Bob’s – organização sem fins lucrativos do Bob’s dedicada a apoiar iniciativas educacionais para jovens em todo o país, com o propósito de ajudar a transformar a educação no Brasil, atuante desde 2022 – e a Junior Achievement (JA) do Rio de Janeiro. Representantes das duas instituições comemoram o êxito da ação tanto para os estudantes quanto para o objetivo da parceria.
“Observei jovens críticos, questionadores e focados, interessados em saber o que o Bob’s tem a oferecer depois da iniciativa e como será dado continuidade a tudo isso. Sinto que plantamos uma semente, a percepção de que podem ser, fazer, querer e escolher fazer a diferença. Se o aluno tiver ferramentas, estímulos e apoio, pode fazer o que quiser”, compartilha a diretora de Gente e ESG do Bob’s, Valéria Ribeiro.
Para o coordenador de Projetos na JA Rio de Janeiro, Michel Mesquita, um dos pontos fortes da iniciativa é seu poder transformador: “O impacto desta ação é tão grande que tem o poder de transformar vidas. Ações educacionais como essa proporcionam uma experiência muito rica aos estudantes, pois combinam a teoria com a prática empresarial, enriquecendo demais seus conhecimentos, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais, como liderança, empreendedorismo e gestão financeira. O resultado da parceria com o Instituto Bob’s se traduz em melhorias tangíveis, como aumento da taxa de conclusão escolar, desenvolvimento de novos talentos e até mesmo inovações empresariais inspiradas pelos jovens participantes”, ressalta.
Trilha Empreendedora
O projeto Trilha Empreendedora — realizado pela JA Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), e com o apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e empresas associadas — promove o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais por meio da metodologia “aprender fazendo”, o que ajuda a combater a evasão escolar e potencializa a entrada dos jovens no mercado de trabalho.
Os estudantes desenvolvem habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional e aprendem de forma prática e imersiva sobre temas como empreendedorismo, educação financeira, preparação para o mercado de trabalho, sustentabilidade, economia, cidadania, ética e muito mais.
De 2017 a 2023, o projeto proporcionou mais de 46 mil experiências a quase 26 mil jovens, em 36 dos 92 municípios fluminenses. Somente no ano passado, a iniciativa contou com 122 escolas públicas participantes, mobilizando 334 participações voluntárias oriundas das empresas apoiadoras da iniciativa. Somente na edição de 2024, a iniciativa pretende envolver cerca de 9 mil estudantes da rede estadual.
Novo programa ‘Conexão do Bem’
A parceria com a JA Rio de Janeiro também inclui apoio ao Conexão do Bem, novo programa de voluntariado do Instituto Bob’s. A iniciativa, que contou com três encontros formativos online, teve como foco a capacitação de mais de 40 colaboradores e franqueados da marca.
Segundo Renata Guimarães, diretora executiva da organização, “o objetivo é contribuir com o fortalecimento do voluntariado corporativo do Instituto Bob’s, visando impulsionar o engajamento do público interno nas iniciativas promovidas em parceria com a JA Rio de Janeiro e outras organizações sociais”, explica a executiva.
Sobre o Bob’s
O Bob´s, primeira rede de fast food e de franquias de alimentação do Brasil, fundada em 1952 no burburinho de Copacabana, rapidamente lançou moda e virou mania entre os cariocas. Sua expansão pelo Brasil começou em 1984 por meio de um bem-sucedido sistema de franquias, que segue até hoje oferecendo suporte para todos os interessados em abrir uma unidade da rede. Atualmente, são mais de 1.000 pontos de venda em todas as regiões do Brasil.
Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade.
Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade. Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.
Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br