Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

0
297

 Espetáculos teatrais que circularam ou ainda estão em cartaz em unidades do Sesc RJ ganharam o 34º Prêmio Shell de Teatro, uma das mais tradicionais premiações do teatro nacional, e o Prêmio CBTIJ 2023, do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, que reconhece as montagens direcionadas ao público infantojuvenil. A entrega dos troféus ocorreu este mês. 

O musical “Leci Brandão – Na palma da mão”, que conta a história da cantora e compositora sob o ponto de vista da mãe dela, levou o Shell na categoria melhor direção. A peça estreou em janeiro do ano passado no Sesc Tijuca e continua circulando por unidades do Sesc RJ este ano. 

Outro espetáculo premiado com o Shell foi “Três Irmãos”, da Cia Cerne. Inspirado no romance “Seara Vermelha”, de Jorge Amado, a peça levou o prêmio na categoria dramaturgia. O espetáculo, que iniciou temporada em outubro do ano passado no Sesc Tijuca, conta a história de uma família nordestina expulsa das terras onde trabalhava e que segue viagem, a pé, rumo a São Paulo. No trajeto, enfrentam diversos desafios, como fome, morte e doenças. 

Entre os espetáculos infantojuvenis, quatro levaram para casa o prêmio CBTIJ. O espetáculo “Venturo”, abocanhou 6 categorias: espetáculo para crianças, cenário, iluminação, direção, trilha sonora e fotografia de cena. A peça, do coletivo Nopok, aborda a relação entre o humano e a máquina, explorando o que poderá acontecer em um futuro distante ou próximo. 

A montagem “Pluft, a fantasminha” venceu na categoria formas animadas. O espetáculo apresentou, pela primeira vez, a história de um dos personagens mais queridos da escritora infantil Maria Clara Machado em versão para o teatro de bonecos. A peça usa variados recursos especiais de iluminação para uma encenação repleta de aventuras. 

Indicado a 6 categorias no CBTIJ, o musical “Gabriel só quer ser ele mesmo” venceu em música original. O espetáculo, que estrou em 2020 no Sesc Tijuca, questiona com leveza e humor as diferenças na educação de meninos e meninas e as expectativas de pais e professores em relação às crianças. 

A peça “Louise/Os ursos” foi reconhecida na categoria especial, pela iniciativa de uma produção com ações de acolhimento para um público neurodiverso. O espetáculo, primeira montagem brasileira da peça homônima da autora francesa Karin Serres, narra a história de uma menina que passa a ver ursos transparentes em todos os lugares. Alguns acreditam nela, outros duvidam, gerando conflitos que deixam a menina pensativa sobre questões da vida. 

Outros espetáculos selecionados pelo Sesc RJ receberam indicações ao prêmio CBTIJ. Foram eles “Tem fogo na mata!”, que apresentou ao público a cultura mato-grossense e a importância da preservação dos biomas e das populações nativas, e “Teco Teco”, do Circo Dux, que homenageia o saudoso palhaço Teco Teco (1932–2021), ex-professor da Escola Nacional de Circo, no Rio. 

“Celebramos e parabenizamos os produtores por esses reconhecimentos. Eles reiteram o compromisso do Sesc RJ com a excelência das atrações culturais promovidas em nossas unidades. Atuamos para democratizar o acesso à cultura por entender que ela é um importante instrumento de transformação social do indivíduo e da sociedade”, declarou a gerente de Cultura do Sesc RJ, Christine Braga. 

A programação teatral de 2024 já começou nas unidades do Sesc RJ. Confira as atrações teatrais na agenda, disponível em sescrio.org.br.