O Sesc Copacabana abre, nesta sexta-feira (21/07), a exposição “Processos e Procedimentos”. Com curadoria de Jean Carlos Azuos, a coletiva aborda o processo artístico no desenvolvimento de trabalhos de cinco artistas do estado: Ana Hortides, Iah Bahia, Mapô, Silvana Marcelina e Vinícius Pinto Rosa. Selecionada pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar, a exposição vai até 8 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.
A mostra incentiva a produção artística e o debate em torno das questões levantadas por cada artista no contexto da arte contemporânea nacional. Nos trabalhos expostos, Ana Hortides aborda politicamente o espaço da casa, partindo da ideia do morar e do repertório suburbano. Já Iah Bahia, por uma visão relacional-ética com a matéria, mas também através dos seus gestos e proposições, propõe repensar o espaço habitado.
Em suas obras, Mapô desenvolve uma poética que caminha pelo viés da espiritualidade. A artista Silvana Marcelina discute a questão de classe e as relações de trabalho. Vinicius Pinto Rosa apresenta seus trabalhos por meio de uma ideia outra de corpo, que dialoga com os dispositivos que desenvolve e que se acoplam sobre a superfície da pele. Todas as obras da mostra contam com QR Code que direciona para audiodescrição.
Visita guiada e mesa de debates
A exposição “Processos e Procedimentos” explora a diversidade de abordagens e perspectivas dos artistas em relação aos processos de criação implicados na realização de seus trabalhos, que serão discutidos e apresentados em uma visita guiada na abertura da exposição, na sexta (21/07), às 17h, seguida de uma mesa de debates com a presença dos artistas.
SERVIÇO
Exposição Processos e procedimentos
21 de julho a 8 de outubro de 2023
Galeria do Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160)
Classificação indicativa: Livre
Abertura: 21 de julho, das 15h às 19h, com visita guiada na galeria às 17h
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 19h