As Unidades Móveis OdontoSesc – veículos equipados para o tratamentos odontológicos de atenção básica – registraram 19.119 atendimentos gratuitos no estado do Rio de Janeiro no ano passado. As clínicas itinerantes passaram por 7 municípios (Rio de Janeiro, Guapimirim, São João de Meriti, Mangaratiba, Vassouras, Tanguá e Rio das Ostras), totalizando cerca de 1.500 atendimentos por mês.
O resultado foi divulgado pelo Sesc RJ nesta quarta-feira (31/1), por ocasião da abertura dos trabalhos do projeto em 2023. Desde quinta-feira (26/1), uma unidade móvel presta atendimentos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o primeiro município a receber o projeto este ano. O veículo está estacionada no Parque Araruama, onde permanece até o dia 28 de abril, período em que prestará o serviço a 320 pessoas. Os próximos destinos das outras unidades móveis são Conceição de Macabu (Norte Fluminense), em 7 de fevereiro, e São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos), em 1º de março.
“O projeto é referência em inclusão em saúde no país, pois com ele conseguimos devolver o sorriso a milhares de pessoas sem acesso a tratamento odontológico, seja por questões financeiras, seja por questões geográficas, já que vamos a locais onde há carência desse serviço ou significativa vulnerabilidade social”, explica Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.
As unidades móveis ficam, em média, três meses em cada localidade. Os profissionais realizam tratamento completo em atenção básica, do início ao fim, envolvendo procedimentos como restaurações, extrações simples, raspagens, limpeza e radiografias. Em paralelo ao atendimento clínico, a Unidade Móvel OdontoSesc realiza um trabalho preventivo, com ações de educação em saúde no local onde fica instalada – geralmente, praças, vilas olímpicas ou outros espaços públicos de grande circulação. Em 2022, o projeto alcançou 283.390 pessoas com ações educativas nos municípios pelos quais passou.
As unidades móveis OdontoSesc são veículos de 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura equipados para a realização de tratamentos odontológicos de atenção básica, além de atividades educativas e de promoção em saúde. O projeto, existente em todo Brasil, vai a regiões carentes, remotas ou com escassez da oferta desse serviço. O estado do Rio responde por 6 unidades móveis de uma frota de 59 em todo o país. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras municipais e dos sindicatos do comércio varejista. Saiba mais em www.sescrio.org.br.
Primeiras Unidades Móveis OdontoSesc de 2023:
São João de Meriti – Até 28 de abril
Conceição de Macabu – A partir de 7 de fevereiro
São Pedro da Aldeia – A partir de 1 de março