A segunda edição do projeto MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, vai promover na próxima sexta-feira (11/11) o lançamento da instalação de peças sonoras produzidas por educadores de escolas públicas. Durante o projeto de residência artístico-pedagógica, seis professores bolsistas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro desenvolveram cinco paisagens sonoras a partir das narrativas coletadas em suas escolas e cotidianos, abordando os desafios que atravessam o fazer docente e apresentando sons dos espaços, dos alunos realizando atividades e do diálogo entre professores.
O objetivo da edição deste ano é desenvolver a construção de relações e trocas pedagógicas entre a Escola do Olhar e os professores em suas comunidades escolares, valorizando os saberes das salas de aula e inspirando as experimentações artísticas como metodologia de ensino e aprendizagem. O MAR nas Escolas 2022 contou ainda com a participação do artista Jarbas Lopes, que atuou como estimulador de experimentações artísticas no campo da educação. Jarbas Lopes também esteve no Museu de Arte do Rio este ano com sua exposição individual “Gira”.
Para a Gerente de Educação e Escola do Olhar, Patrícia Dias, uma das prioridades do projeto MAR nas Escolas 2022 é aproximar o museu da escola a partir da conexão direta e do diálogo com os educadores.
“Com a edição MAR nas Escolas 2022, nós conseguimos ter uma escuta ativa e aproximar o museu da escola, e a escola do museu, entendendo assim todas as relações de desafio e como podemos nos conectar mais com o cotidiano das escolas da rede pública. Ao mesmo tempo, o MAR nas Escolas traz esse lugar de pesquisa e de pensar como podemos construir a nossa metodologia de trabalho e a nossa relação com o território da Pequena África. O nosso objetivo maior nesse projeto é valorizar a experimentação do cotidiano de fazer educação”.
Para o Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, o projeto MAR nas Escolas reforça a busca pela integração entre a arte e a educação.
“O nosso diferencial no MAR é que somos um museu que tem uma escola, e uma escola que tem o museu. Nesse sentido, a Escola do Olhar é um dos pilares da nossa atuação, sendo essencial trazer projetos como o MAR nas Escolas que nos aproxima dos professores da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Projetos como esse reforçam a nossa vocação de promover o elo entre a arte, a cultura e a educação”.
Para celebrar o lançamento da instalação, a Escola do Olhar vai realizar uma programação especial. No dia 11 de novembro, será lançado o teaser do vídeo institucional do MAR nas Escolas 2022. No mesmo dia, acontece também uma roda de conversa com o tema “Inquietações: construindo caminhos entre a arte e a educação”, com a presença do professor da UERJ, Luiz Rufino; dos seis professores-residentes (Amanda Vendramin, Ayana Dias, Bê Sancho, Geiza Carvalho, Lua Vicentini e Maria de Fátima) e membros da comunidade escolar.
Sobre a Escola do Olhar
Uma escola que tem um museu e, ao mesmo tempo, um museu que tem uma escola: integração entre arte e educação. Esse é o horizonte do Museu de Arte do Rio – MAR, um espaço voltado prioritariamente para a educação, que tem na Escola do Olhar seus sustentáculos de atuação, em consonância com o Programa de Exposições.
A Escola do Olhar é um polo de pensamento e de formação permanentes, voltado especialmente para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. Suas ações buscam aprofundar a dimensão pública do museu, bem como colocar em debate as questões emergentes nos campos da arte e da cultura na contemporaneidade.
O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.
O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.
O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, o Itaú como patrocinador, o Grupo Renner e o Instituto Yduqs – Estácio de Sá como apoiadores, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o patrocínio da Wilson Sons e Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo RIOgaleão e Icatu e tem a Cultura Inglesa como apoiadora Educacional. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.
O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais informações em www.museudeartedorio.org.br
Serviço:
Abertura e roda de conversa “Inquietações: construindo caminhos entre a arte e a educação”
Data: Sexta-feira, 11 de novembro, das 14h às 16h
Local: Pilotis
Ativação da instalação MAR nas Escolas
Data: Sexta-feira, 11 de novembro, das 16h às 18h
Local: Pilotis
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro