Audio Rebel apresenta festival gratuito no subúrbio carioca com shows de Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Maria Beraldo, Negro Leo e muito mais

0
568

Ao longo do mês de julho acontece a 1ª edição do festival de música independente Itinerância Rebel. Nos dias 02, 09 e 16 de julho respectivamente, as Arenas Cariocas Dicró (Penha), Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e Fernando Torres (Madureira) receberão nomes como Juçara Marçal e Kiko Dinucci, Negro Leo, mãeana, Tantão e os Fita, Vovô Bebê, Maria Beraldo, Ilessi, Oruã e Thiago Nassif. Depois de abrir uma seletiva para promover talentos locais, o festival acaba de anunciar seu line up completo, com a inclusão das atrações Lucas Hawkin, Black Owl e Banda Gente. Os ingressos para o evento gratuito já podem ser retirados na plataforma Sympla: https://bit.ly/itineranciarebel 

Itinerância Rebel é um festival inédito, promovido pela casa de shows independente Audio Rebel, que acontece em formato híbrido, com programação online, além de oficinas e dos shows presenciais nas arenas culturais da Zona Norte do Rio. 

Idealizado pelos curadores e produtores culturais Natália Lebeis, Pedro Azevedo e Chico Dub, o festival Itinerância Rebel possui como objetivos principais voltar a engajar a cena carioca de música independente depois de uma série de obstáculos vividos nos últimos dois anos em função da pandemia, fomentar bandas e artistas que desenvolveram, ao longo de mais de 15 anos, uma relação profissional e de afeto com a casa e, finalmente, se relacionar com a cena cultural dos territórios por onde o festival irá percorrer, formando novos públicos, criando redes de trabalho e parceria, e contribuindo para a redução das fronteiras imaginárias que acabam determinando uma ideia de mapa cultural da cidade que exclui tudo o que não está no Centro e Zona Sul.

Com um total de 9 dias, 12 shows, além de oficinas e rodas de conversas, a programação do festival foi pensada de forma inclusiva, diversificada e descentralizada, estimulando a pluralidade que sempre foi tão importante para a Audio Rebel – uma vez que desde a sua origem, em 2005, o espaço abriga um amplo espectro de gêneros e linguagens musicais, tendo se tornado um dos mais emblemáticos espaços da nova cena carioca de rock, mpb e experimentalismos sonoros.

No dia 07/07, o festival promove a segunda roda de conversa online, às 19h, sobre mulheres que atuam em áreas técnicas atrás dos palcos. O papo será mediado por Natália Lebeis, idealizadora e curadora do festival Itinerância Rebel.

No dia 08/07, sexta-feira, começa a programação na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra na Pavuna, que recebe, às 15h, a segunda oficina de passinho conduzida pela cria da Maré, Codazzi Idd. A aula é voltada para todas as pessoas interessadas no tema e a participação é gratuita.

 No sábado, dia 09/07, a Arena da Pavuna começa a pegar fogo a partir das 17h com show de abertura do grupo de trap da Maré, Black Owl, segundo grupo escolhido através da seletiva Rebel Descobre. Em seguida, o palco será invadido pela banda underground do centro do Rio, Oruã, seguido de Tantão e os Fita apresentando o imprevisível álbum Piorou e fechando com Juçara Marçal e Kiko Dinucci, apresentando o memorável disco Padê, primeiro álbum da dupla lançado em 2008. Mais uma vez o intervalo dos shows fica a cargo do coletivo de poesia da Zona Norte, Poetas Favelados.

A última semana do festival começa no dia 14/07 às 19h com a roda de conversa online que encerra o ciclo de bate-papos do festival. O encontro será com alguns realizadores de eventos de música independente que atuam na capital fluminense. Chico Dub, idealizador e curador do festival Itinerância Rebel, irá mediar o papo que terá como convidados Pedro Azevedo (Audio Rebel), Robs, Vita e Lety (Motim) e Rodrigo Maré (Mostra Maré de Música) .

No dia seguinte, 15/07, sexta-feira, a Arena Carioca Fernando Torres em Madureira é quem recebe, às 10h, a última aula da oficina de passinho, idealizada e facilitada pela artista da Maré Codazzi Idd.

No sábado, dia 16/07, o festival encerra sua 1ª edição com chave de ouro em Madureira a partir das 17h. Banda Gente, última escolhida através da seletiva, é quem abre a programação musical do palco da Arena Fernando Torres. Paulistano morador do Rio de Janeiro, Thiago Nassif se apresenta em seguida com o show de seus seus dois álbuns TRÊS e MENTE, discos aclamados pela crítica nacional e internacional. O penúltimo show da noite é da paulista Maria Beraldo, que traz para a Zona Norte uma revisitação do seu álbum Cavala, junto com canções inéditas. E finalmente o maranhense Negro Leo sobe no palco para fechar o último dia com show inédito criado especialmente para o festival. Os intervalos são comandados pelos ataques poéticos do coletivo da Zona Norte, Poetas Favelados.

O festival Itinerância Rebel é viabilizado graças ao prêmio do edital FOCA (Fomento à Cultura Carioca) realizado em 2021 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.


Confira o line up completo:


Banda Gente

Black Owl

Ilessi

Juçara Marçal e Kiko Dinucci

Lucas Hawkin

mãeana

Maria Beraldo

Negro Leo

Oruã

Tantão e os Fita

Thiago Nassif

Vovô Bebê


Para conhecer a biografia dos artistas: https://audiorebel.com.br/itinerancia-rebel 


PROGRAMAÇÃO

(evento gratuito)


07 de julho

Online


19:00 – Rebel Articula – Mulheres na Técnica: Por mais Representatividade Atrás dos Palcos. Com: Carina Rennó (roadie) e Daniela Pastore (técnica de som). Mediação: Natália Lebeis (co-idealizadora e co-curadora do festival Itinerância Rebel)


08 de julho

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra // Pavuna


15:00 – Oficina de passinho com Codazzi Idd.


09 de Julho

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra // Pavuna


16:50 – Poetas Favelados: ataque poético #1

17:00 – Show de abertura Black Owl (selecionados na Rebel Descobre: Bandas da Zona Norte)

17:50 – Poetas Favelados: ataque poético #2

18:00 – Show Oruã

19:10 – Poetas Favelados: ataque poético #3

19:20 – Show Tantão e os Fita

20:30 – Poetas Favelados: ataque poético #4

20:40 – Show Juçara Marçal e Kiko Dinucci


14 de julho

Online


19:00 – Rebel Articula: Como sobrevivem projetos que fomentam música independente no Rio de Janeiro? Com: Pedro Azevedo (Audio Rebel); Robs, Vita e Lety (Motim) e Rodrigo Maré (Mostra Maré de Música). Mediação: Chico Dub (co-idealizador e co-curador do festival Itinerância Rebel)

 

15 de julho

Arena Carioca Fernando Torres // Madureira


10:00 – Oficina de passinho com Codazzi Idd.

 

16 de julho

Arena Carioca Fernando Torres // Madureira


16:50 – Poetas Favelados: ataque poético #1

17:00 – Show de abertura Banda Gente (selecionada na Rebel Descobre: Bandas da Zona Norte)

17:50 – Poetas Favelados: ataque poético #2

18:00 – Show Thiago Nassif

19:10 – Poetas Favelados: ataque poético #3

19:20 – Show Maria Beraldo

20:30 – Poetas Favelados: ataque poético #4

20:40 – Show Negro Leo


Acompanhe as novidades do Festival Itinerância Rebel:

https://www.instagram.com/audiorebel/