O Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac RJ, foi escolhido para integrar o Web Summit Rio, um dos mais importantes eventos de Tecnologia, transformação digital, empreendedorismo e inovação do mundo. Principal responsável por viabilizar o evento, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, será o embaixador do Web Summit 2023, título único no mundo. O evento ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio do ano que vem, no Riocentro. A expectativa de público é alta, já que em Portugal, na última edição, ainda num contexto de pandemia, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas.
O Senac RJ, que tem em seu DNA a capacitação e qualificação profissional e a inclusão no mercado de trabalho, está investindo muito na área e será fundamental no Web Summit Rio. Com carência na mão de obra, o setor ganhará, através dos cursos da instituição, a qualificação necessária para atuar em Tecnologia. Ainda este ano, o Senac RJ abrirá 20 novas salas totalmente dedicadas ao ensino de Tecnologia, com computadores de última geração. A abertura proporcionará a formação, somente neste ano, de 2 mil alunos nos segmentos de programação e dados. A previsão é que, em 2023, sejam 80 salas com este novo modelo, formando dez mil alunos, já qualificados para as atuais demandas do mercado de trabalho.
A iniciativa pioneira proporcionará ao Rio oferecer profissionais formados pelo Senac RJ para mercados em expansão, como animação e games. Além disso, promoverá a inclusão social de jovens carentes oferecendo uma rede de internet ágil e equipamentos modernos, com uma nova metodologia de ensino.
“Estamos investindo em ambientes nas unidades do Senac RJ como toda a estrutura para a formação dos novos profissionais de Tecnologia. Vamos também levar o metaverso para as salas de aula. Os alunos vão usar o mecanismo do jogo para aprender. Ou seja, pretendemos que eles estudem brincando. Os novos ambientes físicos representarão a verdadeira inclusão digital para os jovens carentes”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
O anúncio do Rio de Janeiro como sede da Web Summit foi feito, nesta terça-feira (03/05), em uma entrevista coletiva online da qual participaram o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave. O prefeito destacou os benefícios para a cidade.
“Queremos que o Rio se transforme no hub de tecnologia da América Latina, com essa grande oportunidade para trazer empresas e negócios para a cidade”, ressaltou Eduardo Paes.
O fundador do Web Summit afirmou que estava na hora de o Brasil receber o evento por seu crescimento na área de Tecnologia e destacou, ainda, que a inclusão digital será fundamental na edição carioca.
“O Brasil lidera o crescimento de startups na América Latina. A realização do Web Summit vai consolidar o desenvolvimento tecnológico que já ocorre no Rio. Temos certeza de que essa experiência vai ajudar esse crescimento. Achamos que essa é a hora certa de ir para o Brasil. As tecnologias diminuem as distâncias e ajudam a incluir as pessoas”, disse Paddy Cosgrave.
Vocação para a Tecnologia
O Rio de Janeiro é conhecido por ser uma das portas de entrada para o turismo internacional no Brasil. O que poucos sabem é que a cidade também tem uma forte vocação para o segmento de Tecnologia. Grandes empresas estão sediadas aqui. Nem mesmo a estagnação econômica dos últimos anos fez com que o mercado se retraísse. Sediar o Web Summit Rio promoverá uma enorme possibilidade de desenvolvimento econômico à cidade e ao estado.
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.