No ano jubilar de 25 anos da Assordheserj (Associação Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro), quatro personalidades do mundo do samba e do carnaval, foram eleitas para receberem a honraria com o título de Sócio Honorário, por suas trajetórias e serviços prestados, tanto os colaborativos à Assordheserj, quanto à memória, preservação e valorização do samba e do carnaval.
Chegando a quarta personalidade homenageada, a Assordheserj apresenta o Jornalista Marcelo Faria: CEO do Grupo Sambrasil de Comunicação, jornalista especializado em samba, formado em Teologia e Filosofia Sistêmica (Mater Eclésie – Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro).
“Ter o meu trabalho reconhecido e valorizado é uma grande satisfação e a certeza do dever cumprido, ao longo de todos os anos que me dedico ao jornalismo, recebi cerca de 20 premiações, e a cada homenagem, me emociono como se fosse a primeira. Construí a minha trajetória sempre com amor, seriedade e principalmente com as bênçãos da Santíssima Trindade e de Nossa Senhora. Agradeço imensamente à Assordheserj pelo título de Sócio Honorário recebido e reafirmo o meu comprometimento em tornar a associação, protagonista das ações no segmento Harmonia, juntos as agremiações de escolas de samba, blocos e demais instituições ligadas ao samba e ao carnaval.”, comenta o jornalista Marcelo Faria.
Segue a nota/comunicado oficial da Assordheserj:
Encerrando o ciclo de apresentação dos Associados Honorários, falaremos especialmente do jornalista Marcelo Faria. Nascido em Nilópolis e torcedor da Beija-Flor de Nilópolis, a Deusa da Passarela, podemos chamá-lo de Nilopolitano raiz.
Ele é CEO do Grupo Sambrasil de Comunicação que há alguns anos divulga as matérias da sobre a Associação em seus veículos de comunicação, o Portal Sambrasil – Maior Portal de Notícias, Entretenimentos, Pesquisas e Referências sobre o Mundo do Samba e no Portal Sambrasil Turismo e Cultura com editorias sobre toda a cadeia produtiva do turismo e da cultura.
Carrega em seu DNA as influências da boa música e do samba, lições transmitidas por seus saudosos avós materno e paterno. Avô Manoel, que era trompetista, tocava nos bailes de Carnaval em Nilópolis e sua avó paterna, Yolanda Faria, apaixonada pelo Império Serrano.
Conheceu a antiga SORDHESERJ nos primeiros seminários e na gestão do Presidente Sérgio. Mais recentemente, recebendo um convite mais que especial da Diretoria Social da instituição na época formada por Lourenço Lucio, Alexandre Dutra e Jorgina Galdino para participar como mediador da mesa formada por grandes nomes e referências, assim como ele, quando o assunto é samba e carnaval; o Mestre Laíla, Sr. Jorge Castanheira, Dra. Helena Theodoro, carnavalescos, compositores e intérpretes, entre outros. Este seminário foi realizado na quadra do GRES Salgueiro e trouxe um debate enriquecedor para os trabalhos executados pela Harmonia nos Carnavais. Apesar dele não ser profissional do samba, é colaborador, visando o engrandecimento do trabalho e vivenciou como é desfilar em Escola de Samba do Grupo Especial na Sapucaí.
Ao longo dos anos acompanhando ensaios e desfiles, percebeu que as pessoas das Agremiações tinham intenção e boa vontade, mas faltava profissionalizar a atuação do Diretor de Harmonia. Sua colaboração vai além de debater, acompanhar, propagar o samba.
Almeja à ASSORDHESERJ, alcançar protagonismo nas agremiações de escolas de samba e instituições carnavalescas, para torná-la referência no quesito harmonia. E através de sua expertise contribuirá em agregar mais valor à formação técnica destes profissionais. Seu trabalho de assessorar com notoriedade a festa popular dá visibilidade ao Samba e suas manifestações populares nas mídias. Além de ter conhecimento técnico, que o fez ser por 4 anos o principal parceiro da Riotur, produzindo conteúdos de mídias e imagens; acompanhou os concursos de coreto, desfiles na Intendente Magalhães e Sapucaí, entrevistou as grandes personalidades do carnaval, sem esquecer de mencionar a cobertura dos blocos pelas ruas do Rio.
Departamento Cultural ASSORDHESERJ
Juntos Com a Harmonia – Gestão2020/2023