A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na sexta-feira (11/09) novas medidas no plano de retomada de atividades na cidade, entre elas a que proíbe bares, lanchonetes e restaurantes de venderem bebidas alcoólicas para o consumo externo de clientes, a partir de 22h. A proibição também se aplica a ambulantes. As punições passam a ser mais rigorosas: o estabelecimento comercial que desobedecer às regras e promover aglomerações, o que inclui os quiosques, será interditado por sete dias, e não mais 24 horas. O valor da multa será de R$ 13 mil e, em caso de reincidência, dobrará para R$ 26 mil.
Estacionamento na orla proibido nos finais de semana e feriados
O estacionamento na orla da cidade também será proibido aos sábados, domingos e feriados. Ao anunciar as medidas, o prefeito frisou que todas foram tomadas em parceria com o Governo Estadual e visam a conter as aglomerações sem o uso de máscaras, o que pode elevar a curva de contágio da Covid-19. Ele afirmou que equipes de fiscalização estarão nas ruas, mas apelou à população que se conscientize sobre a gravidade deste momento e colabore:
– Quero fazer um apelo veemente à população do Rio de Janeiro: não vamos aglomerar sem máscara. Você pode ter saúde perfeita, ser jovem, mas pode ser um portador assintomático e levar involuntariamente vírus para uma pessoa de grupo de risco. Faço um apelo à consciência das pessoas. E há aglomeração sem máscaras nos bares e nas praias. Nesses locais, é preciso ter cuidado extraordinário – afirmou o prefeito Marcelo Crivella.
Horário de comércio de rua e liberado, e cinemas voltam a abrir
As novas regras para a fase 6A liberam o horário de funcionamento do comércio de rua, incluindo galerias e centros comerciais, desde que seguidas as chamadas regras de ouro. A partir de segunda-feira (14/9), cinemas, teatros e anfiteatros poderão voltar a funcionar, mas respeitando o limite de 50% de sua capacidade e com lugares marcados. Estão proibidos o consumo e a venda de bebidas e alimentos nestes estabelecimentos.
Colaboração com o Estado na luta contra a pandemia
O prefeito frisou que a Prefeitura e o Governo Estadual estão agindo em conjunto para evitar um recrudescimento da pandemia no Rio de Janeiro.
– É total a sincronia entre o Governo Municipal e o Governo Estadual. Quero agradecer muito ao governador Cláudio Casto por essa parceria. Agora, nós temos um entrosamento muito bom com o Estado e estamos tomando as medidas conjuntamente – afirmou o prefeito.
Crivella frisou que hospitais de campanha que eram mantidos pela iniciativa privada fecharam. Isso diminuiu a oferta de leitos de enfermaria e de UTI destinados a pacientes com Covid-19. Por isso, enfatizou, é fundamental que as regras sanitárias sejam obedecidas.
Compartilhe