Com o tema “O pioneirismo da imprensa em Campos: o jornal Monitor Campista”, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho participa, de 8 a 13 deste mês, da 4ª Semana Nacional de Arquivos. Na programação, que será toda online devido ao confinamento social do novo Coronavírus, haverá vídeos, exposição virtual e uma Live com um bate papo que será também transmitido por TV.
– É de grande relevância o esforço para manter a participação do Arquivo Público de Campos, pela quarta vez, em mais uma Semana Nacional de Arquivos. É importante para a instituição, pelo trabalho que realiza e pelo acervo que possui, um dos maiores do país. E na programação, destacamos o Monitor Campista, pelo seu peso não só na imprensa de Campos, mas do país, por ter sido um dos primeiros e mais importantes jornais do Brasil – destaca a diretora do Arquivo Público Municipal, historiadora Rafaela Machado.
Nesta segunda-feira , dia 8/06, na página do Arquivo no Facebook, será disponibilizado o vídeo “Um Monitor de Histórias”, mostrando a trajetória desse tão importante periódico para Campos e para o Brasil, desde a sua tão famosa data de fundação – que uns dizem ser em 1834, outros em 1838 ou ainda 1840 -, até o seu encerramento em 2009. Para a quarta, dia 10, foi programada a exposição virtual “Monitor Campista: testemunho da História”, destacando não só a própria história em si do jornal, mas também sua iconografia e interessantes particularidades – como peças de anúncios comerciais. A exposição estará inteiramente disponível em plataforma digital e o link será disponibilizado na página das redes sociais do Arquivo.
No sábado (13), encerrando a programação, uma Live com dois convidados: o fotógrafo, pesquisador e presidente da Associação de Imprensa Campista, Wellington Cordeiro e o jornalista Vitor Menezes, a partir das 16h. O bate-papo também será transmitido ao vivo pela TV Câmara, do Legislativo campista.