O Procon Estadual do Rio de Janeiro, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, criou uma cartilha para responder às principais dúvidas sobre os direitos dos consumidores que contratam serviços de entregas em domicílio (delivery), que aumentaram muito diante das necessidades de isolamento social. O está disponível nas redes sociais e site oficiais da autarquia.
Desde que as primeiras medidas de isolamento social foram implementadas no estado, o Procon-RJ vem recebendo queixas de consumidores que fazem compras por telefone, aplicativos ou por serviços online e recebem suas encomendas por serviços de delivery. As demandas variam, mas o não cumprimento de prazos, a existência ou não de prioridades nas entregas e os erros nos produtos entregues são alguns dos principais relatos.
– Muitos consumidores estão entrando em contato com o Procon-RJ em busca de orientações e esclarecimentos sobre os seus direitos no caso de maus serviços de entregas, cujas demandas aumentaram por causa da pandemia. Com isso, o Procon-RJ decidiu orientar consumidores e prestadores de serviço através da cartilha, a fim de que possam ser encontradas as melhores soluções nas relações de consumo – afirma o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Os consumidores que desejarem fazer denúncias ou reclamações podem fazer isso sem sair de casa. Basta baixar gratuitamente o aplicativo Procon-RJ, em que é possível inclusive enviar fotos, ou acessar o site www.procononline.rj.gov.br . As denúncias também podem ser feitas pelo WA (21) 98104 5445.
A cartilha pode ser acessada através do link: https://bit.ly/cartilhaentregas