O prefeito Paulo Dames acatou as novas medidas do governo do estado e publica um novo decreto com restrições para atender algumas demandas dos comerciantes. Neste novo decreto foram mantidas as demais restrições dos decretos anteriores, como a suspensão das aulas, eventos, atividades em academias, atividades culturais, etc. O prefeito e o secretário de saúde, Ibson Júnior, participaram de uma videoconferência, hoje à noite, com o governador do estado, Wilson Witzel, e representantes dos municípios da Baixada Litorânea e da Região Serrana para tratar das ações de prevenção e controle da covid-19.
Segue a relação do que pode abrir ou não no município com base no último Decreto, Nº 1785/2020, de 30 DE MARÇO DE 2020.
O que abre:
– Farmácias;
– Postos de combustível;
– Depósitos de gás;
– Supermercados, mercados, padarias, hortifruti, açougue, peixarias e lojas de conveniência;
– Pet shops;
– Emergência nas clínicas veterinárias;
– Clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de exames clínicos e imagem e clínicas de
vacinação;
– Lojas de material de construção;
– Lotéricas;
– Agências bancárias;
– Empresas do Complexo Industrial de Casimiro de Abreu.
O que NÃO abre
– Restaurante, bares e lanchonetes e estabelecimentos congêneres.
– Escolas, cursos e outras instituições de ensino;
– Imobiliárias;
– Academias, estúdios de Pilates e afins;
– Salões de beleza, manicures e barbeiros;
– Hotéis e Pousadas;
– Casas de festas;
– Papelarias;
– Lojas de roupas, calçados e brechós;
– Cartório;
– Fórum;
– Oficinas mecânicas e lojas de autopeças.
Restrições:
Restaurante, bar e lanchonete e estabelecimentos congêneres – poderão realizar entregas.
Supermercados, mercados, padarias, hortifruti, açougue, peixarias e lojas de conveniência – não podem manter espaços para consumo no local, devem organizar o atendimento para evitar aglomeração e disponibilizar álcool 70.
Agências bancárias – devem organizar o atendimento para evitar aglomeração e disponibilizar álcool 70.
Empresas do Complexo Industrial – devem manter a higiene do ambiente, preservar a saúde dos trabalhadores e organizar o atendimento para evitar aglomeração.
VIDEOCONFERÊNCIA ENTRE O PREFEITO E O GOVERNADOR DO ESTADO
Durante a videoconferência, o governador destacou, por várias vezes, a importância da população obedecer os decretos estadual e municipal. O prefeito reforçou o pedido de equipamentos hospitalares, como respiradores, além de equipamentos de proteção individual para prevenção dos profissionais de saúde, e cobrou testes rápidos da covid-19.
Paulo Dames destacou a instalação do Hospital de Campanha com 200 leitos para Barra de São João e o governador acrescentou que também vai enviar uma Ambulância nova para auxiliar em nossas demandas e neste período de pandemia.
Entre os questionamentos, o prefeito cobrou os benefícios alimentícios prometidos para atender as famílias em vulnerabilidade social. O governador respondeu que fará o possível para atender esse pedido o mais rápido. “Seguimos confiantes, de que estamos trabalhando, sem medir esforços, para proteger nossa cidade do coronavírus. Ainda assim, preciso apelar a vocês cidadãos casimirenses: fiquem em casa, deem preferência aos serviços de entregas domiciliares e só saiam de seu isolamento social em caso de extrema urgência. Estamos aqui por vocês!”, destacou o prefeito Paulo Dames.