Quinze anos depois de uma tiragem reduzida e local – na época,
conseguida através do patrocínio da Eletrobrás, pela Lei Rouanet – uma
obra prima da literatura musical ganha sua segunda edição, agora com
distribuição nacional, revisitada e atualizada. O livro “Villa-Lobos e a
Música Popular Brasileira, uma Visão sem Preconceitos” (Ed. Tipografia
Musical, preço médio R$ 55,00, 207 páginas), da renomada pesquisadora e
professora Ermelinda Paz, é fruto de um estudo iniciado há 30 anos,
quando a autora ganhou um concurso de monografias com esse tema. A
autora estará nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, na Livraria
da Travessa, de Ipanema, fazendo o lançamento da publicação em uma
noite de autógrafos.
Baseando-se em testemunhos, fotografias, documentos de época,
reportagens, Ermelinda reuniu em sua publicação tudo (ou quase tudo!)
que se publicou sobre ele e os discos lançados com suas músicas
(centenas de obras). Através de um texto fácil, acessível, sem deixar de
lado o rigor acadêmico na ampla pesquisa, o livro destrincha a vida de
Villa-Lobos desde novo, na segunda década do século passado, quando
jovem e muito empobrecido pela morte prematura do pai, Villa-Lobos
decide vender livros raros que herdara para poder financiar o seu sonho
de viajar pelo país. As dificuldades financeiras também o levaram a
trabalhar como músico de operetas e de cinema (na época, grupos ou
solistas animavam as ante-salas). A sua contribuição na educação musical
juvenil, através do Canto Orfeônico – que reunia milhares de jovens e
crianças em Estádios – também foi bastante aprofundada pela autora, que
ainda ressalta o verdadeiro objetivo do maestro em educar socialmente
através da música, não apenas uma exibição artística ou recreativa. O
maestro não apenas levava música para multidões, mas também se
protagonizou como, provavelmente, o primeiro músico erudito a reconhecer
o valor das manifestações populares, compondo inclusive para o violão,
um instrumento marginalizado e bastante desprivilegiado na época.
Filho de um intelectual que gostava de promover saraus musicais em casa,
recebendo a nata dos músicos populares, como Pixinguinha, Sinhô, João da
Baiana e Donga, Villa-Lobos tinha uma especial relação de amizade e
companheirismo com Cartola – através de testemunhos, o leitor se
surpreenderá com hábitos pouco conhecidos do maestro, como seu interesse
especial em prestigiar e vivenciar por tantas horas o Buraco Quente (pé
do morro), na Mangueira.
Assim como Pixinguinha e outros músicos da época, Villa-Lobos também
tinha o seu mecenas, Carlos Guinle, a quem sempre se preocupava em
registrar, em cartas, a devida prestação de contas e o não desperdício –
publicadas no livro, muitas dessas cartas revelam também a grande
preocupação de Villa-Lobos em cuidar bem de sua obra e de afirmar sua
gratidão pelo patrocínio. O livro traz também depoimentos de músicos
variados, como Tom Jobim, Wagner Tiso, Edu Lobo, Egberto Gismonti,
Elizeth Cardoso, Herivelto Martins, João Pernambuco, Vicente Celestino,
Nana e Dorival Caymmi, dentre muitos outros grandes nomes da música
brasileira, todos revelando o quanto de Villa-Lobos existe em suas
composições.
SERVIÇO:
Ermelinda A. Paz, Editora Tipografia Musical e Livraria da Travessa
convidam para o lançamento do livro “Villa-Lobos e a música popular
brasileira: uma visão sem preconceito”
6 de dezembro de 2019, sexta-feira, 19h
Livraria da Travessa Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 3205-9002
Comprar o livro online: www.tipografiamusical.com.br/loja