Será realizada no Rio de Janeiro, de 7 a 9/12, a Feira Cidade PcD, maior evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade do Estado do Rio.O evento acontece no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, com entrada franca, variada programação voltada ao universo da pessoa com deficiência (PcD).
A abertura oficial da feira será às 18h30, nos pés do Cristo Redentor, com o reconhecimento de atletas, autoridades e outras personalidades comprometidas com a causa PcD e a iluminação da imagem em azul.
Símbolo das pessoas com deficiência, a cor poerá ser vista também em outros pontos históricos, como o Maracanã, Copacabana Palace, AquaRio, Catedral, Igreja da Penha, o Arco da Apoteose do Sambódromo e até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. Praia acessível em Copacabana e na Barra da Tijuca e apresentações de dança de salão e samba em estações do Metrô dão o tom de outras atrações que acontecem ao longo da semana da Cidade PcD.
Uma das atrações desse ano é a casa acessível com rampas, piso tátil, legendas e toda automatizada que, pela primeira vez, será mostrada ao público. Outra novidade é o OrCan MyEye, aparelho que oferece independência a pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. A partir de gestos com as mãos, a peça faz a leitura de textos e imagens, tecnologia de Israel que a Cidade PCD traz para o Brasil. Palestras, terapias, balcão de empregos, shows, veículos adaptados, competições de esportes são algumas das muitas atividades que estarão à disposição das 10h às 19h nos três dias da feira. Como estrutura, haverá acesso guiado em ruas do entorno e interior, praça de alimentação, ambiente climatizado e banheiros adaptados.
Organizada pela revista e site Universo PCD, a edição 2018 conta com parcerias do Senac e do Sesc.
Durante os três dias da feira, o Centro de Convenções SulAmérica será também o palco da final do Campeonato Estadual de Basquete para cadeirantes. Entre as atividades esportivas, haverá ainda disputas de vôlei sentado (foto), tênis em cadeira de rodas e até bocha. Marcando o encerramento da semana da Pessoa com Deficiência, no domingo, dia 9/12, Padre Omar vai comandar no espaço um show com convidados especiais, como Gabrielzinho do Irajá.
Segundo dados do último Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas. Somente no estado do Rio são quatro milhões entre os quase 17 milhões de habitantes. Os motores que movimentam este setor fazem circular por ano R$ 700 milhões nos municípios fluminenses, com o estado sendo o segundo maior mercado do segmento no país.
Credenciamento para a 2ª Feira Cidade PcD:
http://universopcd.com.br/credenciamento-cidadepcd/
SERVIÇO DA FEIRA
Evento: SESC SENAC apresentam, Cidade PCD
Data: dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 10h às 19h
Local: Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, RJ.
Entrada franca.