O Mundo do Samba está triste. Faleceu na noite desta segunda-feira (16/04), aos 97 anos, no Rio de Janeiro, por insuficiência cardiorespiratória, Dona Ivone Lara, a grande Rainha do Samba. O velório, nesta terça-feira (17/04), acontece na quadra da Escola de Samba Império Serrano, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O enterro será à tarde, no Cemitério de Inhaúma.
Formada em Enfermagem, com especialização em terapia ocupacional, tendo trabalhado com a psiquiatra Dra. Nise da Silveira, Dona Ivone se aposentou na profissão em 1977, quando passou a se dedicar inteiramente à carreira artística.
Foi na Escola de Samba Prazer da Serrinha onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros musicais, como os saudosos compositores Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira
Compôs o samba “Nasci Para Sofrer”, que se tornou o hino da Império Serrano em 1947, Escola onde desfilou na ala das baianas.
Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma Escola de Samba, em 1965, como autora do samba-enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio”. Em 2012, foi homenageada pelo Império Serrano, sua escola de coração, com o enredo “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”.
Suas músicas foram cantadas por grandes nomes da MPB. Como o vídeo postado no Youtube, que mostramos a seguir.
É da vida. Mas, também é uma grande perda. E uma grande saudade. Uma lacuna que se abre na nossa cultura, que esperamos seja suprida com o surgimento de novos talentos que apostem, como Dona Ivone Lara fez, na cultura brasileira. De verdade.
Deus lhe abençoe e conduza, Dona Ivone Lara.
E muito obrigada por tudo.